Sites grandes geralmente perdem milhares de acessos ou até fecham porque as atualizações não são adaptadas.
Mas como você pode permanecer em um mercado tão competitivo, diante de tantas mudanças na área de SEO ? A resposta é: consistência.
Planilhas do Excel
Por mais que as mudanças ocorram, elas sempre derivam das anteriores. Portanto, é importante seguir as boas práticas .
E algo que cresceu nos últimos anos é a pesquisa por voz . Com os telefones celulares cada vez mais presentes em nossas vidas, nossos hábitos também mudaram.
Assistentes de voz como o Alexa da Amazon são cada vez mais populares e estão transformando a maneira como fazemos compras.
Mas qual é a diferença entre pesquisa por voz e pesquisa digitada? O problema está na especificidade.
E isso pode significar que uma única resposta agradará o consumidor. Sendo assertivo, pode representar milhares de reais em vendas.
Para implementar essa técnica em seus sites, neste artigo, abordarei:
O que é AEO
Quais são os desafios
A diferença entre SEO e AEO
Qual a importância do AEO para sua estratégia de SEO
Ao final deste artigo, as principais dúvidas serão esclarecidas e será possível aplicar as técnicas em qualquer site. Dê uma olhada!
O que é o AEO?
A Otimização do mecanismo de resposta (Otimização para mecanismos de resposta) ou AEO consiste em técnicas de otimização do mecanismo de pesquisa para usar partes do seu site para responder aos usuários.
Para conhecer a evolução dos últimos 20 anos, em 2000, apenas 20% das buscas foram feitas via celular.
Em 2010, esse número subiu para 50%, comparado a 40% das pesquisas em computadores e 10% representando as pesquisas por voz.
A pesquisa mais recente revelada pelo Google revelou que 72% das pessoas que têm assistentes digitais os usam diariamente para pesquisas.
A diferença entre SEO e AEO?
assistente pessoal ao e seo
Quando pretendemos otimizar um site para as palavras-chave desejadas, tentamos inserir tópicos e termos relacionados. Isso torna o conteúdo mais natural.
O AEO não pretende substituir o SEO, mas uma evolução natural para os mecanismos de busca.
Com baixa credibilidade e marca, elas se tornam fatores de classificação. Atualizações como EAT e YMYL trouxeram grandes mudanças.
O objetivo do AEO é entender claramente as informações transmitidas aos mecanismos de busca, a fim de oferecer o melhor resultado.
É por isso que sua empresa deve estar atenta a todo o processo de compra de seus clientes. Quanto mais próxima, mais forte será sua estratégia.
Temos muitos brasileiros que não sabem ler, mas que compram, a pesquisa por voz acaba sendo uma solução para essa barreira.
As crianças também estão cada vez mais presentes, embora não sejam responsáveis por decisões de compra, mas são os principais influenciadores.
Uma criança pode procurar um produto que acabou de ver em um vídeo, realizar pesquisas por voz e influenciar a compra dos pais.
Portanto, é importante conhecer o seu povo . Assim, você saberá o que entregar em cada etapa do dia da compra .
Quais são os desafios?
Grande parte do desafio é adaptar o conteúdo do AEO. É necessário lembrar que pessoas com deficiência visual também usam a Internet.
O Google prestou mais atenção aos sites direcionados à acessibilidade. Isso varia da descrição do áudio ao texto alternativo otimizado.
Se levarmos em conta o fato de muitas empresas terem negligenciado a descrição alternativa, muitas lojas terão milhares de imagens para otimizar.
O crescimento do público acima dos 60 anos, que representa 25% dos usuários, também precisa de ajustes.
A Experiência do Usuário (User Experience) UX ou tornar-se essencial para o sucesso de sites e aplicativos.
O objetivo é que, no futuro, tenhamos uma Internet mais inclusiva que possa atender às necessidades de todos.
Qual a importância do AEO para sua estratégia de SEO?
Como vimos ao longo do artigo, a pesquisa por voz cresceu exponencialmente, mostrando ótimos desempenhos.
As empresas que não se adaptarem terão cada vez menos acesso, perderão posições na SERP e, consequentemente, se sentirão na caixa registradora.
Manter as informações do site organizadas, levando em consideração a arquitetura, contribui para um bom posicionamento.
O uso de dados estruturados, com respostas para as perguntas mais freqüentes dos usuários, ajuda os mecanismos de pesquisa a entender o conteúdo.
Com as informações apresentadas, já é possível fazer algumas melhorias no site da empresa ou na loja online.
Lembre-se sempre de que você precisa adaptar seu conteúdo aos usuários e não aos robôs.
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