sexta-feira, 5 de junho de 2020

Ebooks não são propícios para a aprendizagem

Poucas notícias animadoras para os estudantes digitais: de acordo com um estudo recente da Universidade de Stavanger (Noruega), a assimilação de um texto lido em ebooks seria muito menor do que a leitura em livros em papel.

DIGA-ME COMO VOCÊ LÊ. Os pesquisadores administraram um conto de Elizabeth George a dois grupos de pessoas que o leram em um ebook e em um livro tradicional, respectivamente. Eles então pediram aos voluntários que preenchessem um questionário destinado a medir sua compreensão do texto e a memória dos detalhes: aqueles que leram a história no meio digital obtiveram um resultado decididamente pior do que aqueles que leram no papel.

TOQUE PARA LEMBRAR. As causas dessa diferença na assimilação ainda não são claras. De acordo com o que emergiu do estudo, os dois grupos de leitores se identificaram com os personagens da história e mergulharam no mesmo nível de atenção. Mas quem leu digitalmente se lembrou de menos detalhes e parecia ter retido menos informações.



Você prefere papel ou e-book? A palavra é sua



Segundo os cientistas noruegueses, a experiência tátil associada à leitura de um livro em papel pode estar de alguma forma ligada aos processos de aprendizagem. Em particular, o livro tradicional permite ao leitor tocar o progresso da leitura com a mão e isso pode contribuir para a consolidação do que ele leu.



A pesquisa norueguesa certamente não é suficiente para julgar a eficácia dos ebooks na aprendizagem. Por exemplo, o estudo não considerou o possível hábito de ler digitalmente: apenas dois dos participantes do teste eram de fato usuários regulares de leitores eletrônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário